Sobre

cropped-logo-akeko_sem-fundo1.png

Akeko é a revista eletrônica e anual do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Políticas públicas em Direitos Humanos (PPDH). O periódico tem sua origem na turma do mestrado 2017.1 e foi criado e produzido de forma independente pelas alunas e alunos com o suporte do corpo docente. A iniciativa surge para construir um espaço centrado na produção de artigos acadêmicos escritos por alunas e alunos em formação e/ou recém-formada(o)s, elaborados sob as mais diversas perspectivas acerca dos direitos humanos e das políticas públicas. A pluralidade temática enriquece e incentiva a produção dos alunos do PPDH, promove debate e circulação das pesquisas empreendidas, além do fortalecimento do Programa que caminha pelos seus primeiros anos no cenário acadêmico.

Akeko, título que escolhemos para essa revista, deriva de uma palavra em yorubá, língua falada em África ocidental, principalmente, no que hoje está demarcado como Nigéria. As culturas plurais do continente africano, especialmente da região centro-ocidental, têm profunda influência na construção da cultura brasileira. Apesar disso, a escolha de línguas estrangeiras para designar produções intelectuais ainda é centrada em línguas como latim e hebraico. Isto posto, temos a pretensão de ser um espaço onde também se reconheça a contribuição e presença da cultura africana, assim a escolha da palavra Akeko carrega um posicionamento político e o significado filosófico do equivalente português “aprendiz”.

A figura de sua logo faz alusão ao conceito de Epistemologias do Sul, fortalecendo a concepção política de conceber e valorizar a diversidade da produção do conhecimento no mundo e o diálogo horizontal entre saberes, na contra mão da produção do saber científico moderno hegemônico que desenvolveu uma epistemologia a partir de uma visão eurocêntrica e a reproduziu como universal, suprimindo muitas formas de saberes próprios dos povos e/ou nações colonizadas.

A revista publicará a produção acadêmica escrita por alunas e alunos formandas e formandos, recém-formadas e recém-formados de graduação, de mestrado e doutorado de instituições nacionais e internacionais, em português, inglês ou espanhol, individualmente ou em coautoria, nas áreas de estudos relacionadas aos temas de direitos humanos e políticas públicas e respeitando o tema central de cada edição. Além disso, a equipe responsável pela revista será totalmente renovada através de decisão entre o corpo discente da pós-graduação a cada edição e a equipe não poderá publicar na edição em que atuou.

Akeko é um espaço acadêmico orientado eticamente pela liberdade de expressão norteada pelo respeito aos direitos de uma vida digna e em luta pela equidade de oportunidades para todos e todas. Os artigos submetidos serão apreciados em relação à adequação ao tema da edição, aos paradigmas éticos explicitados anteriormente e a qualidade conjectural e teórica referentes ao tema tratado. É objetivo da equipe fundadora que essa iniciativa perdure por anos, com foco na produção, liberdade de criação e organização discente e sendo um espaço acadêmico de diversidade e equidade para todos.

Equipe editorial

Editoras: Hannah de Vasconcellos e Isabella Lucena

Comissão editorial: Diego Lanza, Hannah de Vasconcellos, Isabella Lucena e Phelipe Ribeiro

Editoras de texto: Diego Portela, Hannah de Vasconcellos e Isabella Lucena

Editoras de layout: Hannah de Vasconcellos e Phelipe Ribeiro

Assistente colaborador: Diego Portela

Conselho editorial: Diego Lanza, Diego Portela, Hannah de Vasconcellos, Isabella Lucena e Phelipe Ribeiro

ISSN: 2595-2757

____________________________________________________________

NEPP-DH/UFRJ

Prédio nexo do CFCH, 3º. andar

Avenida Pasteur, 250 – CEP: 22290-240 / Rio de Janeiro